O que você precisa saber para legalizar a sua farmácia

Tempo de leitura: 3 minutos

Antes de iniciarmos o assunto sobre legalização de drogaria/farmácia, é preciso fazer um breve esclarecimento. Segundo a Lei nº 5.991 de 17 de dezembro de 1973 existem diferenças explícitas quanto a drogaria e farmácia, sendo: drogaria é o local que comercializa os produtos farmacêuticos, que é chamada popularmente de farmácia sem manipulação. Já as farmácias, propriamente ditas, são os locais que além de comercializar, manipulam as fórmulas dos medicamentos.
Para entender o que você precisa saber para legalizar a sua farmácia e outras questões, é só continuar lendo.

Por que devo legalizar minha drogaria/farmácia?

Confundido, Mãos, Até, Dúvidas, Perplexo, Jovem

Nos últimos anos, o setor farmacêutico vem crescendo muito no Brasil, e continuará a crescer indo na contramão das crises que assolaram o país. Essa expansão se deu por conta das mudanças de hábito do consumidor, o envelhecimento da população brasileira, bem como a inserção na cartela de produtos outras linhas como cosméticos e higiene pessoal nas drogarias. Esse crescimento desperta a atenção de empresários que tem visão empreendedora e deseja ter um negócio com marca exclusiva e também favorece a expansão das pequenas drogarias.

A regularização da sua drogaria é importante para que você possa ficar em dias com o governo e demais órgãos reguladores e fiscalizadores do setor farmacêutico, pois o produto que será comercializado está relacionado diretamente com a saúde das pessoas. E com saúde não se brinca. Diante disso, estar totalmente dentro da Lei, é mais que imprescindível.

Com a regularização, sua empresa passará a ser reconhecida como Pessoa Jurídica (PJ) diante dos fornecedores, clientes e demais parceiros envolvidos no processo de compra-venda-distribuição dos seus produtos, propiciando o recebimento e ofertas de descontos atrativos para sua empresa e para o cliente.E esse tipo de transação fortalece ainda mais o setor farmacêutico e, por consequência, faz da marca uma considerável referência de negócio.

É importante, ainda, regularizar sua drogaria para que você possa escolher e entender qual melhor regime tributário que sua empresa irá se firmar, quais impostos precisará pagar e por qual motivo estará pagando, além de passar credibilidade para seus clientes e parceiros.

Importância de ter um Contador Especializado

O setor farmacêutico é muito singular por possuir taxas de impostos bastantes complexas, por isso é necessário que o empreendedor consulte um contador com especialidade em Farmácia, e de sua confiança, para dar início a abertura da empresa,legalização e/ou expansão, pois esse profissional será responsável por todas etapas de abertura e ainda auxiliará a gestão do negócio orientando quanto a implantação de novas tecnologias, investimento em cursos de aprimoramento profissional, logística e até questões de Departamento Pessoal.

Consultoria contábil para o setor farmacêutico

É justamente nesse quesito que nós da VIACONT poderemos te ajudar.
Somos especialistas há mais de 15 anos em Contabilidade Farmacêutica e te daremos todo o suporte para que sua farmácia seja regularizada e, dentre outros serviços, possa fazer o cadastro na Vigilância Sanitária, escolher a tributação adequada,tenha Concessão de autorização de funcionamento de empresa (AFE) – ANVISA, Concessão do Certificado de Responsabilidade Técnica – CRF.  Saiba mais aqui.

Prestamos serviços de qualidade e personalizados de acordo com os interesses e necessidades dos nossos clientes.

Quer legalizar sua farmácia? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *