Conheça a importância e benefícios de um Certificado Digital

Tempo de leitura: 4 minutos

A  internet pôs em curso uma revolução que não é simplesmente técnica é uma realidade e o Governo atento a este novo paradigma,  regulamentou uso de Certificados Digitais. O Certificado Digital A1 é a melhor opção pois possibilita a aplicação da nova tecnologia em  “Cloud Computer”  Computação nas Nuvens, hoje muito comum, até mesmo para emissão de NFe (Notas Fiscais Eletrônicas) , amplamente utilizado pelos grande sistemas da tecnologia de informação nas empresas e lojas, os chamados  ERPs (Enterprise Resource Planning), que pode ser traduzido como Planejamento de Recurso Corporativo, é um aplicativo ou seja um software que serve para organizar os dados de forma simples e responsável de todos os segmentos da sua empresa.  O governo também enxergou este “Admirável Mundo Novo” e  assim encontrou  maneiras de garantir que tanto as suas informações, quanto as informações de terceiros estejam seguras, em  um processo verdadeiramente de confiança  da identidade do emissor, de informações digitais, posto que justamente temos agora bens virtuais e bens físicos.

A grande importância dos Certificados para o seu negócio é que eles são  essenciais para a pessoa jurídica, garantindo a integridade e o sigilo das informações e atividades empresárias no âmbito tanto entre empresas mais sobretudo com o Governo, no que tange a assinatura digital. No Brasil, é obrigatório que empresas façam a emissão da nota fiscal eletrônica dentro da normalidade, e existem duas categorias para os certificados digitais: A e S. Divididas em A1; A2; A3; A4; S1; S2; S3; S4, Estes últimos muito mais custoso pois são utilizados com uma abertura de banda para operações massivas, como as operações realizadas por instituições financeiras e  E-commerce de grandes volumes de dados e segurança.

Mas quais são mesmo os benefícios, do Certificado Digital.  Nós separamos os mais importantes para você:

Acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), no qual diversos serviços protegidos por sigilo fiscal são realizados online como:

  • Verificação pendências na Declaração do Imposto de Renda;
  • Obtenção cópias de declarações;
  • Retificação pagamentos;
  • Parcelamento de débitos;
  • Entregar de Declarações Fiscais

Acesso ao Conectividade Social  :

  • Obtendo extratos on line do FGTS dos seus funcionários
  • Comunicar movimentações de funcionários (demissões e afastamentos)
  • Gerar SEFIP e transmitir a mesma
  • Gerar GRRF e transmitir a mesma
  • Atualização de dados do trabalhador
  • Atualização de dados do empregador
  • Entregar da RAIS

Acesso a RedeSim e ao Coleta Web:

  • Sua empresa pode promover alterações de forma rápida nos dados empresarias de forma on line
  • Sua empresa poderá solicitar mudança de regime tributário
  • Reativação  e renovação de inscrições estaduais e municipais

Acesso ao Portal NFe

  • Com um Certificado Digital você pode manisfestar ou reconhecer as notas fiscais que são emitidas contra sua empresa de forma automática.
  • Receber todas sua notas fiscais eletrônicas das sua operações diretamente da Receita Federal sem ter que espera pelo fornecedor. (evitando erros e fraudes tributárias e ou comerciais)

Encare os fatos, depois dessas informações, você ainda pensa que o uso do certificado digital é opcional e de pouca importância? Lembre-se de todos esses benefícios que são gratuitos, e economizam muito tempo e gastos com idas e vindas a repartições do governo.O certificado digital,  pequeno investimento que você faz, mas que  vale cada centavo e vai dar um retorno extraordinário no trânsito de informações e ganho de tempo na tomada de decisões da sua empresa.

Com um Certificado Digital A1,  você abre um leque de opções no mercado para sua empresa  emitir suas notas fiscais eletrônicas, podendo escolher entre as melhores soluções customizadas para o seu modelo de negócio, podendo até mesmo ter uma cópia do certificado disponível em cada sistema que utiliza no negócio seja ele financeiro ou de loja, e até mesmo ter uma cópia instalada nos sistemas do seu contador de confiança, além do mais você pode outorgar e revogar outorgas de procurações a membros de sua equipe quando assim deseja, um Certificado Digital A1, além de ser a mais moderna tecnologia é poder nas suas mãos.